Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, André Ribeiro da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:05:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:05:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40723 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/941572 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo foi apresentar as tendências atuais da literatura científica mundial sobre a questão da carência de profissionais e sobre a falta de conhecimento e de práticas seguras dos profissionais de saúde que estão em linha de frente para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. Foi utilizada a revisão integrativa da literatura, realizada com ênfase no pessoal de saúde, educação em saúde, guia de prática clínica e conhecimento, atitudes e práticas em saúde, no contexto da pandemia da COVID-19. Foram selecionados 144 estudos completos, em língua portuguesa, inglesa e espanhola; destes, 41 compuseram a amostra desta pesquisa. Os resultados desta revisão demonstram baixos níveis de conhecimento, atitudes e práticas pelos profissionais de saúde, o que impacta negativamente na grande necessidade desses profissionais. Conclui-se que políticas públicas voltadas a reverter e amenizar essas situações causadas pela pandemia devem ser imediatamente implementadas pelas secretarias de saúde de todos os estados e municípios do Brasil. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Conselho Nacional de Secretários de Saúde | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | © 2021 – 1ª Edição CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE – CONASS É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citadas a fonte e a autoria. As opiniões emitidas na presente publicação são da exclusiva responsabilidade do autor, sem representar posicionamentos oficiais da Organização Pan-Americana da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Coleção COVID-19 é distribuída gratuitamente. Proibida a comercialização. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoal de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infecções por coronavírus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Título: dc.title | Educação em saúde para profissionais da linha de frente em combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) : desafios e pespectivas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: