
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lessa, Antônio Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Julião, Taís Sandrim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:04:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:04:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7513 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/941467 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2009. | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo desta dissertação é compreender a construção da área acadêmica de Relações Internacionais no Brasil. A primeira experiência institucional data de 1974 com a abertura do curso de graduação da Universidade de Brasília. Todavia, não foi somente a partir desta iniciativa que o conhecimento de Relações Internacionais passou a ser produzido no país. Nesse sentido, buscou-se evidenciar os elementos de ordem política, econômica, social e cultural que contribuíram para que a área fosse implantada em parâmetros de relativa autonomia institucional e alcançasse um crescimento significativo a partir da década de 1990. Para tal empreendimento, foram adotados métodos qualitativos e quantitativos, balizados pela abordagem histórico-analítica. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this thesis is to understand the building of an International Relations academic area in Brazil. The first institutional experience dates back to 1974 with the opening of the undergraduate program at University of Brasilia. However, it was not only from this initiative that International Relations knowledge began to be produced in the country. Accordingly, this study highlights the political, economic, social and cultural factors in which the area was founded, becoming institutionally autonomous and achieving significant growth by the 1990s. For this project, qualitative and quantitative methods were adopted based on the historical analytical approach. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações internacionais - história | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações internacionais - estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | O Brasil no mundo e o mundo no Brasil : a formação de quadros, a produção de conhecimento e a construção da área de Relações Internacionais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: