Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Iquize Condori, Roxana Claudia | - |
Autor(es): dc.creator | Theodoro, Fabrício Claudino Estrela Terra | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Karla Andréa | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Manuela de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Jônatas de França | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, André Ribeiro da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:04:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:04:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30613 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/941252 | - |
Descrição: dc.description | Esta revisão sistemática procurou identificar a produção científica multiprofissional, que aborde fatores para o adequado manejo do diabetes mellitus com enfoque na educação em saúde, na perspectiva do paciente e do profissional. O objetivo foi sintetizar o conhecimento produzido e apontar suas implicações na prática do atendimento ao doente. Foi realizada uma busca nas bases de PubMed, Medline, SCOPUS, LILACS e BIREME. Os programas de intervenção apresentam metodologias e estruturas distintas, embora a base teórica seja a educação para autogestão. As metodologias de avaliação da eficácia dos programas educativos incidiram no número de adesões e permanência nos grupos. Alguns estudos também avaliaram parâmetros psicológicos, fisiopatológicos e sociais. Os resultados mostram ganhos qualitativos no autocuidado, na humanização do atendimento, e na qualidade de vida dos pacientes. As evidências apontam que parece haver uma resposta positiva aos programas de intervenção quando comparados os parâmetros fisiológicos, psicológicos, educativos e sociais, iniciais e finais dos estudos. | - |
Descrição: dc.description | This systematic review has sought to identify the multidisciplinary scientific production, addressing factors for proper diabetes mellitus management focusing on health education, from the perspective of the patient and the professional. The goal was to synthesize the knowledge produced and point out its implications for the practice of patient care. A search was conducted in PubMed, Medline, SCOPUS, LILACS and BIREME. The intervention programs present methodologies and different structures, although the theoretical basis is education for self-management. The evaluation methodologies for effectiveness of educational programs focused on the number of subscriptions and stay in groups. Some studies also evaluated psychological, social and pathophysiological parameters. The results show qualitative improvements in self-care, humanization in care, and quality of life of patients. The evidence shows that there seems to be a positive response to the intervention programs whenever comparing the physiological, psychological, educational and social parameters, initial and final of the studies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Sociedade Brasileira de Nefrologia | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Jornal Brasileiro de Nefrologia - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S010128002017000200196&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 fev. 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diabetes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autocuidado | - |
Título: dc.title | Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review | - |
Título: dc.title | Práticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde : uma revisão sistemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: