Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos Júnior, Josué Berto dos | - |
Autor(es): dc.creator | Marins, Paulo Roberto Affonso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:02:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:02:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39313 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/940738 | - |
Descrição: dc.description | O presente texto apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado em música sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no planejamento da aula de música dos egressos do curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de Brasília (UnB). Nesse recorte, buscou-se evidenciar como os egressos planejam o uso das tecnologias para a aula de música e quais os resultados alcançados. Como procedimentos metodológicos a pesquisa teve um caráter qualitativo, por meio de um estudo de entrevista com cinco egressos do curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB da turma de 2011 do polo de apoio presencial de Ipatinga-MG. Como resultados, percebe-se que as tecnologias estão presentes no planejamento da aula de música dos egressos, da elaboração até a prática, porém há necessidade de desenvolver um pensamento critico-reflexivo das tecnologias para a educação musical. Os egressos reconhecem que a formação musical por meio das tecnologias tem influenciado muito nas suas aulas de música e destacam que as tecnologias são ferramentas e meios que auxiliam a aula de música contextualizada para gerações de nativos digitais. | - |
Descrição: dc.description | This text presents na outlne of a master's dissertation in music about the use of information and communication Technologies (ICT) in the planning of the music class of the graduates of the distance education undergraduate degree in music of the University of Brasília. In this outline, it was sought to show how the graduates plan the use of the technologies for the music class and the results that were achieved. As methodological procedures, the research had a qualitative character, by means of an interview study with five graduates of the of the aforementioned degree with the class of 2011 of the learning center of Ipatinga-MG. It is understood that the technologies are present in the planning of the music classes of the graduates, from the elaboration to the practice, but there is a need to develop a critical-reflective thinking of the technologies for musical education. The graduates recognize that musical training through technologies has influenced a lot in their music classes and emphasize that technologies are tools and means that assist the contextualized music class for generations of digital natives. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | - |
Relação: dc.relation | http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/atas_te_2018.pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Egressos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Música - ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - planejamento de aulas | - |
Título: dc.title | A utilização das TIC no planejamento da aula de música dos egressos do curso de licenciatura em música a distância da UnB | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: