
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mueller, Suzana Pinheiro Machado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:02:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:02:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-10-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-10-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2000-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/991 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/991 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/940632 | - |
| Descrição: dc.description | Os conceitos informação e universidade são indissociáveis. As novas tecnologias de informação vêm modificando a maneira como as universidades desempenham suas funções de ensino, pesquisa e extensão. Na área específica de ensino, em todo o mundo, a expansão do ensino ou educação à distância, mediado por computador, talvez seja a conseqüência mais marcante da ação da tecnologia. Mas ao mesmo tempo em que se descortinam oportunidades de alcançar metas educacionais nunca antes possíveis para indivíduos, instituições e governos, levantam-se questões de qualidade desses cursos. Neste artigo revêem-se alguns pontos relacionados a esse tema, e se discute a questão dos serviços das bibliotecas universitárias, que deveria estar no centro dessas questões mas que tem sido, senão ignorada, pelo menos postergada pelos planejadores dos cursos, inclusive no Brasil. O texto revê alguns parâmetros que têm sido propostos para esses serviços pela Association of College and Research Libraries (EUA), e estudos realizados nos Estados Unidos e Grã-Bretanha sobre a questão. O movimento de expansão dos cursos à distância, ao levantar novos desafios para as bibliotecas universitárias, levanta também a questão para os cursos de graduação em biblioteconomia, pois certamente as tecnologias de comunicação e informação, ao reconfigurarem a universidade e seus sistemas de informação, estão modificando também esse mercado de trabalho. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | University and Information: Distance education and library services - an yet unsolved question. The concepts university and information are bound together. Technologies which are impacting higher education - teaching, learning, and research, have brought about the expansion of distance learning. But, at the same time in which this opens tremendous new opportunities, it does raise some questions concerning quality of the education offered. In this article some issues related to the quality of courses are briefly reviewed, and the question of library services is discussed. These services should be at the center of the quality discussion, but this has not always happened. The ACRL Guidelines and some studies which have been carried out on the subject are commented. The movement towards the expansion of distance learning present new challenges to the university libraries, and, in doing so, the challenge is extended to library schools, for certainly the changes brought about by technology, as they change the university and its information systems are also changing the market for those graduates. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Serviço de biblioteca | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade e informação | - |
| Título: dc.title | Universidade e informação : a biblioteca universitária e os programas de educação a distância : uma questão ainda não resolvida | - |
| Título: dc.title | University and Information : distance education and library services : an yet unsolved question | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: