
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina | - |
| Autor(es): dc.creator | Carrijo, Ana Paula Borges | - |
| Autor(es): dc.creator | Moura, Anna Luísa Dias Bastos de | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Augusto Cézar Polveiro e | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Lígia Villela | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Janaina de | - |
| Autor(es): dc.creator | Castro, Thiago Figueiredo de | - |
| Autor(es): dc.creator | Torres, Odete Messa | - |
| Autor(es): dc.creator | Poças, Katia Crestine | - |
| Autor(es): dc.creator | Deusdará, Rodolfo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:02:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:02:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46542 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3390/ijerph192416784 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-1101-569X | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/ 0000-0002-1343-3265 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/940616 | - |
| Descrição: dc.description | Health (and its dialectical pair—illness) is determined by multiple factors: social class, educational background, income, occupation, and race/skin color. Racism can directly impact physical and psychological illnesses, with an effect on social conditions of health. This paper discusses: (1) racism as a root cause of health inequities in Brazil and elsewhere, and (2) how students at the University of Brasilia School of Medicine respond to an anti-racist curriculum. We emphasize that an environment of profound exchanges in the teaching–learning process, adopting anti-racism praxis as a competency in the medical curriculum, is a paradigm shift in medical education and future practice | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Medicina (FM) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY) Copyright: © 2022 by the authors. Licensee MDPI, Basel, Switzerland. This article is an open access article distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution (CC BY) license (https:// creativecommons.org/licenses/by/ 4.0/). | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Raça negra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de Medicina | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Título: dc.title | Teaching of the black population’s health : anti-racist lenses for a paradigm shift to address racial inequities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: