Financiamento e gasto público na educação básica no Brasil: 1995-2005

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Autor(es): dc.creatorCastro, Jorge Abrahão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:01:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:01:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2007-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26915-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000300011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/940477-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho dimensiona e analisa o gasto em educação básica; em que níveis e modalidades foram aplicados os recursos; a responsabilidade de cada ente federado pelo gasto educacional; e a prioridade econômica voltada à educação. De modo geral, constatou-se que o sistema de financiamento dos gastos das políticas de educação conseguiu manter sua proteção contra cortes orçamentários, mas, em contrapartida, não permitiu ampliação da importância macroeconômica dos gastos da área educacional, revelando baixa prioridade de governo à educação. Além disso, foi possível verificar que a educação básica é muito importante na composição dos gastos educacionais, principalmente o ensino fundamental e que grande parte das ações governamentais tem caráter descentralizado.-
Descrição: dc.descriptionThis paper helps identifying the amount of public expenditures allotted to basic education, the amount of resources applied to each education level and modality, the weight of each government level in public education funding and the priority given to education within the public budget. It shows that: 1) although the educational funding system has been spared from budget cuts, education expenditures have not increased their macroeconomic importance within the total public expenditures, which evidences that the government gives low priority to education; 2) most of the public educational expenditures are allotted to basic education, and more particularly to fundamental education; and finally 3) a great part of the government actions have been decentralized to the local level.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEducação & Sociedade - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000300011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - financiamento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectDespesa pública-
Título: dc.titleFinanciamento e gasto público na educação básica no Brasil: 1995-2005-
Título: dc.titlePublic funding and expenditures for basic education in Brazil: 1995-2005-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

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