Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Weberson Campos | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:01:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:01:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39340 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/940430 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo analisar algumas aproximações e desafios da nova Base Nacional Comum Curricular na sua proposta de promover o desenvolvimento do letramento matemático em estudantes do Ensino Fundamental. De cunho qualitativo, utilizamos no procedimento metodológico elementos da pesquisa documental, na qual buscamos analisar alguns documentos oficiais que norteiam a educação no país, além de buscar as recentes discussões disponíveis na literatura nacional, especialmente, trabalhos que abordam o tema letramento, produzidos a partir do ano 2000. Os resultados revelaram que os conceitos de letramento e, mais especificamente, o conceito de letramento matemático passaram a ser mais discutidos nas últimas décadas. Não obstante, acreditamos que as discussões ganharão novos rumos, uma vez que, com a aprovação da BNCC, o letramento matemático passa a ser concebido como um direito de aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Sociedade Brasileira de Educação Matemática | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelo Professor Geraldo Eustáquio Moreira, em 30 de julho de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Letramento matemático e base nacional comum curricular : alguns apontamentos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: