Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMontoro, Tânia Siqueira-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Ceiça-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:00:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:00:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29438-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014116147-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/940248-
Descrição: dc.descriptionEste artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre "mães de santo" no cinema brasileiro, por meio dos filmes Pureza Proibida (Alfredo Sternheim, 1974) e Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, propõe-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.-
Descrição: dc.descriptionThis study seeks to identify similarities between the central role of the feminine in Afro-Brazilian religions and in the imaginary constructs about "saint mothers" (mães de santo) in Brazilian cinema based on producer Alfredo Sternheim's 1974 film "Pureza Proibida" (Forbidden Purity), and producer João Daniel Tikhomiroff's 2009 movie "Besouro" (Beetle). Based on cultural studies, feminist criticism, and film theory, this paper discusses the intersection of race and gender identities and observes forms of visibility and multiple configurations of the black woman in these audiovisual narratives.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Comunicação (FAC)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Audiovisuais e Publicidade (FAC DAP)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsGaláxia (São Paulo) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532014000100012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 08 dez. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres negras-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - Brasil-
Título: dc.titleMulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro-
Título: dc.titleBlack women, religiosities and protagonism in Brazilian cinema-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

Não existem arquivos associados a este item.