Mcdonaldização no jornalismo, espetacularização da notícia

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Autor(es): dc.creatorJorge, Thaïs de Mendonça-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:00:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:00:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12523-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/940156-
Descrição: dc.descriptionO conceito de mcdonaldização, proposto neste trabalho, se baseia nos princípios da homogeneidade e da velocidade aplicados ao processo jornalístico, notadamente o jornalismo digital. Isso resulta em textos estandardizados, pasteurizados, superfciais, sem aprofundamento, culminando naquilo que denominamos jornalismo binário. O jornalismo binário seria o jornalismo reduzido à sua mínima essência, sem o cui- dado de “ouvir o outro lado” ou de conferir as fontes. Temos, assim, duas hipóteses: 1) a mcdonaldização é um fenômeno que incide sobre o jornalismo e afeta as notícias; e 2) o jornalismo binário é conseqüência, levando a um produto de menor qualidade. Paralelamente, tecemos o argumento de que a espetacularização seria um recurso que encontra no jornalismo digital (mcdonaldizado) as condições para sua inserção no mundo das notícias. ___________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe mcdonaldization concept is based on the homogeneity and velocity principles applied into a journalistic process, mainly the digital one. Its results are a kind of standardized, ‘pasteurized’, superfcial texts, without depth; what we call ‘binary journalism’. ‘Binary journalism’ is the journalism reduced to its minimum essence, that is, a journalism made without listening to “the other side” and without checking. We have two hypotheses: 1) the mcdonaldization is a phenomenon that affects the journalism and the news themselves; and 2) binary journalism as a consequence leads to lesser quality products. Besides, we also argue that spectacularization is a resource that meets the conditions to be inserted in the news’ feld, in digital (‘mcdonaldized’) journalism.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Comunicação (FAC)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Jornalismo (FAC JOR)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEstudos em Jornalismo e Mídia - EJM está sob a Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/search/authors/view?firstName=Thais&middleName=de%20Mendon%C3%A7a&lastName=Jorge&affiliation=UnB&country=BR. Acesso em: 11 mar. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo - objetividade-
Palavras-chave: dc.subjectComunicações digitais-
Palavras-chave: dc.subjectJornais-
Palavras-chave: dc.subjectImprensa-
Palavras-chave: dc.subjectRedação de textos jornalísticos-
Título: dc.titleMcdonaldização no jornalismo, espetacularização da notícia-
Título: dc.titleMcdonaldization in journalism, the spectacularization of the news-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

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