Corpo e Alimentação : a representação de si da influencer fitness Gracyanne Barbosa no Instagram

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBento, Berenice Alves de Melo-
Autor(es): dc.creatorColleoni, Rodrigo Martins da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:00:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:00:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50730-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/940153-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2024.-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação objetiva investigar o fenômeno sociológico do processo de construção de si a partir do caso de uma digital influencer fitness Gracyanne Barbosa no Instagram, mediante a análise de suas narrativas e performances sobre corpo e alimentação, com o intuito de compreender como tais elementos integram o processo de representação e enquadramento na plataforma. Utilizando uma abordagem metodológica híbrida, combina métodos quantitativos e qualitativos, apoiados em teorias sociológicas sobre o corpo e a alimentação, destacando-se as de Erving Goffman e Claude Fischler. Quantitativamente, métricas do Instagram como seguidores, curtidas, compartilhamentos e visualizações foram analisadas através de ferramentas como 4K Stogram, Export Comments e MAXQDA222. Qualitativamente, realizou-se uma Netnografia com observação oculta. A análise se baseia na perspectiva de Goffman sobre a interação “social”, mediada agora por telas, evidenciando como as publicações no Instagram buscam a todo custo influenciar as interações “sociais” tanto dentro como fora da tela. A pesquisa conclui que as representações de si e as performances de Barbosa giram em torno da construção e exibição de seu corpo hipertrofiado, um corpo que se configura como o elemento central de sua interação “social” com a plateia presumida da plataforma. Este corpo não apenas promove rupturas, mas também perpetua estereótipos de gênero nos quadros primários de interação. Já a alimentação é discutida mais como um elemento adicional e uma estratégia de engajamento do seu roteiro dramático no papel de influencer fitness.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to investigate the sociological phenomenon of the self-construction process through the case of fitness digital influencer Gracyanne Barbosa on Instagram, by analyzing her narratives and performances regarding body and diet, with the purpose of understanding how these elements integrate the process of representation and framing on the platform. Employing a hybrid methodological approach, it combines quantitative and qualitative methods, supported by sociological theories about the body and diet, notably those of Erving Goffman and Claude Fischler. Quantitatively, Instagram metrics such as followers, likes, shares, and views were analyzed using tools like 4K Stogram, Export Comments, and MAXQDA222. Qualitatively, a Netnography was conducted with covert observation. The analysis is based on Goffman's perspective on "social" interaction, mediated by screens, highlighting how Instagram posts seek at all costs to influence "social" interactions both within and outside of the screen. The research concludes that Barbosa's self-representations and performances revolve around the construction and exhibition of her hypertrophied body, a body that is configured as the central element of her "social" interaction with the platform's presumed audience. This body not only promotes ruptures but also perpetuates gender stereotypes in the primary frames of interaction. Meanwhile, diet is discussed more as an additional element and a strategy for engagement in her dramatic script in the role of a fitness influencer.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Sociais (ICS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Sociologia (ICS SOL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Sociologia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram-
Palavras-chave: dc.subjectInfluenciadores digitais-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia digital-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação-
Título: dc.titleCorpo e Alimentação : a representação de si da influencer fitness Gracyanne Barbosa no Instagram-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

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