
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Icle, Gilberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Schuquel, Maurílio Bertazzo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:58:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:58:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40132 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/939468 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020. | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação reflete sobre a paisagem como possível noção operacional no processo criativo em Artes da Cena, por intermédio da relação entre a materialidade e a performatividade. Parte-se do entendimento de que a paisagem é um campo de força correlacional, de um todo e de uma tonalidade afetiva. Com efeito, os trabalhos de Gertrude Stein e de Robert Wilson são tomados para pensar a noção de paisagem como performatividade (não-referencial) e materialidade (formas em presença). Analisa-se, ainda, o processo do espetáculo quiero que todos me miren (2013), dirigido pelo autor durante o curso de graduação em Artes Cênicas, na Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Descreve-se e analisa-se uma cena, em particular, procurando dar a ideia de como o percurso de criação da obra ocorreu. Por fim, apresenta-se a noção de paisagem como contribuição para o entendimento do processo criativo em artes da cena na perspectiva de uma autonomização e um não-antropocentrismo, no qual o homem deixa de ser o centro para habitar com as coisas. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
| Descrição: dc.description | This essay reflects on the landscape as a possible operational notion in the creative process in Performing Arts, through the relationship between materiality and performativity. It starts by understanding that the landscape is a field of correlational force, of a whole and of an affective tone. Indeed, the work of Gertrude Stein and Robert Wilson are taken to think about the notion of landscape as performativity (non-referential) and materiality (forms in presence). It is also analyzed the process of the performance quiero que todos miren (2013), directed by the author during his undergraduate course in Performing Arts, at the Universidade Federal de Santa Maria, Brazil. One scene is described and analyzed, in particular, trying to give an idea of how the work's creation path occurred. Finally, the notion of landscape is presented as a contribution to the understanding the creative process in performing arts from the perspective of autonomy and non-anthropocentrism, in which man ceases to be the center to inhabit with things. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo criativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Performatividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materialidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paisagens - arte | - |
| Título: dc.title | Paisagem, materialidade e performatividade : um estudo sobre o processo de criação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: