Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavalheiro, Adail de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Douglas Carlos Nunes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:58:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:58:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-07-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18884 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.18884 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/939321 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2015. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho contém uma breve descricão sobre como a educa cão especial funciona em algumas escolas públicas do Distrito Federal, no caso de deficiência visual. Apresentam-se dificuldades no aprendizado de Geometria e sugerem-se sequências e transposicões didáticas, com materiais adaptados, como ferramentas úteis. As atividades foram aplicadas em escolas públicas de Brasília, e descrevem-se detalhes, resultados e opiniões dos participantes. | - |
Descrição: dc.description | This work contains a brief description of how the special education works in some public schools in Distrito Federal, in the case of visual impairment. It is shown here the difficulties in learning Geometry and didatic sequences and transpositions, with adapted material, are suggested as useful tools. The activities were applied in public schools of Brasilia and here are described details, results and the opinions of the participants. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática (IE MAT) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria plana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Sobre o ensino de geometria para deficientes visuais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: