Geometria de Galileu proposta de atividades para o ensino básico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGrebot, Guy-
Autor(es): dc.creatorLuz, Vicente Lopes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T17:56:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T17:56:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22293-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22293-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/938836-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2016.-
Descrição: dc.descriptionQuando o tema é geometria não euclidiana, logo nos vem à mente o modelo de geometria criado a partir da negação do quinto postulado de Euclides. Neste trabalho apresentamos uma situação diferente, um modelo pouco conhecido chamado de geometria de Galileu, devido sua origem ser a mecânica estudada por Galileu Galilei. A proposta desta dissertação é desenvolver um referencial teórico traçando um paralelo com a geometria euclidiana e elaborar uma série de atividades para serem aplicadas em sala de aula, envolvendo as propriedades e as transformações comuns e não comuns nos dois modelos.-
Descrição: dc.descriptionWhen the subject is non-Euclidean geometry, immediately comes to mind the geometric model created from the negation of the fifth postulate of Euclid. We present a different situation, a less known model called the Galilean geometry due to its origin in the mechanical studies of Galileo Galilei. The aim of this work is to establish the theoretical framework drawing a parallel with Euclidean geometry and the development of a series of activities to be implemented in the classroom, involving the properties and common and uncommon changes in both geometrical models.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Matemática (IE MAT)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria não-euclidiana-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da matemática-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria de Galileu-
Título: dc.titleGeometria de Galileu proposta de atividades para o ensino básico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

Não existem arquivos associados a este item.