Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos, Lorenzo Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Marco Túlio Bones | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Adriana Alice Sekeff | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Joára Cronemberger Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim, Cláudia Naves David | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:55:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:55:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50988 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6151 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/938543 | - |
Descrição: dc.description | A luz natural como fonte de iluminação de um ambiente de estudos se mostra vantajosa para a saúde, a concentração e o conforto visual do usuário. A maioria dos projetos normalmente consideram os benefícios visuais e os relacionados à eficiência energética, porém, não levam em conta os efeitos não visuais da luz diretamente ligados às respostas neuroendócrinas, afetando o humor, o desempenho e o ritmo circadiano do usuário. Este estudo tem como objetivo avaliar as salas de aula do Campus Darcy Ribeiro da universidade de Brasília quanto aos efeitos visuais e não-visuais, buscando a sala com iluminação natural de melhor qualidade. A metodologia usada para avaliar as salas consistiu no mapeamento das salas de aula e simulação dos efeitos visuais e não visuais — usando os softwares Climate Studio e ALFA, respectivamente — para então realizar um comparativo entre os cenários simulados. Como resultado, identificou-se os parâmetros arquitetônicos que apresentaram maior impacto nas simulações, sendo eles as proteções solares e a orientação. | - |
Descrição: dc.description | Natural light as a source of lighting in a study environment is beneficial for the user's health, concentration and alertness through the suppression of melatonin. Most projects typically consider the visual benefits and those related to energy efficiency, however, they do not take into account the non-visual effects of light, which are directly linked to neuroendocrine responses, affecting the user's mood, performance and circadian rhythm. This study aims to evaluate the classrooms at the Darcy Ribeiro Campus of the University of Brasília regarding visual and non-visual effects, seeking the room with the best quality of lighting. The methodology used to evaluate the rooms consisted of mapping the classrooms and simulating visual and non-visual effects —using ClimateStudio(v1.9.8389.22035)and ALFA(0.6.0.0), respectively —and then making a comparison between the simulated scenarios. As a result, the architectural parameters that had the greatest impact on the simulation results were the sun-shading structuresand orientation. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ANTAC | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Declaração de Direito Autoral - O ENTAC utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos manuscritos em ambiente de acesso aberto. Fonte: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/about/submissions. Acesso em: 21 nov. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iluminação natural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Salas de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeitos não visuais da luz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação (Computadores) | - |
Título: dc.title | Avaliação dos efeitos visuais e não-visuais da luz nas salas de aula da Universidade de Brasília | - |
Título: dc.title | Assessment of visual and non-visual effects of light in classrooms on the University of Brasília | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: