Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dantas, Angélica Guedes | - |
Autor(es): dc.creator | Maciel, Diva Maria M. A. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:55:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:55:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27681 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000100009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/938310 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo traz uma reflexão sobre o processo de consolidação do ensino fundamental de nove anos na rede pública de ensino do Distrito Federal (DF) e põe em questão as peculiaridades da inserção de crianças de seis anos de idade nesse novo ambiente, a partir da ação docente observada no contexto de pesquisa. Constam da pesquisa uma microetnografia das salas de aula, a imersão no cotidiano escolar das classes participantes e entrevistas com as professoras. Participaram do estudo alunos e professoras de duas classes de primeiro ano de duas escolas públicas do Distrito Federal, de naturezas distintas. Os resultados analisados e discutidos a partir das orientações presentes nos documentos veiculados pelo Ministério da Educação sobre a temática são apresentados, tendo como foco a percepção dos professores sobre os meandros que permeiam a ampliação do ensino fundamental no DF. | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a reflection on the process consolidating the nine years long elementary school in the public schooling system of the Distrito Federal. It specifically focuses on the integration of six-year-old children at this education level and on the teaching performance observed in the research context. It includes a classroom micro-ethnographic study, immersion in the school daily life of first graders and interviews with their teachers. It was conducted in two different public schools of the Distrito Federal. It presents the results obtained from the analysis and discussion of documents issued by the Ministério da Educação with a special focus on the teachers' perception of the intricacies constituting the expansion of elementary school in the Distrito Federal. | - |
Descrição: dc.description | Em processamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inserção de crianças de seis anos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docentes | - |
Título: dc.title | Ensino fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no Distrito Federal: estudo de caso | - |
Título: dc.title | Nine years long elementary school and the integration of six-year-old children in the compulsory schooling of the Distrito Federal: a case study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: