
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bendassolli, Pedro F. | - |
| Autor(es): dc.creator | Borges-Andrade, Jairo Eduardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Gondim, Sonia Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Makhamed, Yasmin Makhamid | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:54:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:54:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30143 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne221 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/938238 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo foi testar o poder preditivo das competências empreendedoras sobre o desempenho de profissionais nas indústrias criativas. O desempenho foi mensurado com base na percepção dos empreendedores sobre indicadores de resultado do negócio (e.g., lucratividade) e sobre relacionamentos sociais e carreira (e.g., a imagem do negócio e os avanços na própria carreira). A mediação exercida pela autorregulação também foi testada. Participaram 295 profissionais das indústrias criativas brasileiras. Os dados foram analisados por meio de análises fatoriais e de análise de regressão multivariada. Os resultados indicam que as competências de estratégia e planejamento foram preditores da percepção de desempenho, tanto dos indicadores de resultado do negócio (R2 RF = 0,20) quanto dos relacionamentos sociais e de carreira (R2 RF = 0,24). Uma dimensão da autorregulação, automonitoramento, apresentou mediação parcial sobre a variável-critério (0,09 e 0,10, respectivamente, p<0.001). Os empreendedores do setor de música apresentaram escores significativamente mais elevados nas competências avaliadas. Implicações práticas dos resultados são discutidas. | - |
| Descrição: dc.description | The prediction of entrepreneurial competencies on the perception of business performance by creative industries professionals was tested. Performance was measured based on the entrepreneurs’ perception concerning their satisfaction with the enterprise performance indicators (e.g., profitability) and their social relationships and career (e.g., the image of the enterprise and personal career advancement). Mediation of self-regulation was also tested. Participants were 295 professionals from the Brazilian creative industries. Data were analyzed using both the factor analysis and multivariate multiple linear regression. Strategy and Planning competencies were predictors of performance perception, regarding enterprise performance indicators (R2 FR = 0.20) and social relationship and career (R2 FR = 0.24). The self-monitoring dimension of self-regulation showed partial mediation (0.09 and 0.10, respectively, p<0.001). Entrepreneurs from the music industry had significantly higher scores. Practical implications of these results are discussed. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500220&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empreendedorismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autorregulação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústrias criativas | - |
| Título: dc.title | Desempenho, autorregulação e competências de empreendedores de indústrias criativas brasileiras | - |
| Título: dc.title | Performance, self-regulation, and competencies of entrepreneurs in Brazilian creative industries | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: