
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rengifo-Herrera, Francisco José | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Priscilla Nascimento | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:54:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:54:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/47135 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/938048 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | - |
| Descrição: dc.description | A leitura compartilhada permite processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem em contexto escolar, dessa forma, pretendeu-se observar como esta prática pode ser utilizada como ferramenta lúdica no desenvolvimento das funções executivas apoiando-se na materialidade e na teoria da pragmática do objeto. Portanto, a pesquisa realizou-se em um Centro de Educação da Primeira Infância do Distrito Federal, em turma de maternal II composta por bebês com idade de 1-2 anos. Para a coleta dos dados foi utilizado a observação videogravada e posteriormente revisão das gravações através da análise microgenética com o auxílio do software ELAN. A fim de analisar como se dá o processo de desenvolvimento das funções executivas nas relações triádicas professora-livro-bebê através de momentos de leitura compartilhada. | - |
| Descrição: dc.description | Shared reading fosters cognitive development and learning processes within an educational setting. Thus, the objective was to investigate how this approach can serve as an interesting tool to enhance executive functions, utilizing materiality and object pragmatics theory. This research conducted in Federal District Early Childhood Education Center, involving a kindergarten class aged 1-2 years. Data collection count on video-recorded observations, followed by a microgenetic analysis of the footage with ELAN software. Has the goal in comprehending how the development of executive functions unfolds in the dynamic teacher-book-baby interactions during shared reading moment. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura compartilhada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Título: dc.title | Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: