
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Department of Sociology, Universitat Autònoma de Barcelona | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasilia, Faculty of Education | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidad Alberto Hurtado, Department of Education Policy and School Development | - |
| Autor(es): dc.creator | Rambla, Xavier | - |
| Autor(es): dc.creator | Castioni, Remi | - |
| Autor(es): dc.creator | Sepúlveda, Leandro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:54:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:54:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46766 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1080/13639080.2019.1704704 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/938027 | - |
| Descrição: dc.description | Although the challenges of Technical and Vocational Education and Training (TVET) have become apparent in middle-income countries, the making of these systems has not been systematically theorised and compared. This article discusses such processes in Brazil ―a recognised emerging economy, and Chile― one of the last economies to join the high income group. The former has built a standardised TVET system dominated by both the state and companies. In the latter, the standardisation of TVET is low and neither the state nor companies are very active. Drawing on international and the national literatures, the article points at two important factors that have significantly shaped TVET systems in these countries. Firstly, the international agenda has contributed to expanding these systems within the wider framework of life-long learning policies. Secondly, endogenous sequences of political change and institutional consolidation have configured particular arrangements in each country. Currently, Brazil and Chile face major challenges in integrating sub-sectors of TVET and overcoming inequalities. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Taylor & Francis | - |
| Relação: dc.relation | https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13639080.2019.1704704 | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e treinamento técnico e vocacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Países de renda média | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação comparada | - |
| Título: dc.title | The making of TVET systems in middle-income countries : insights on Brazil and Chile | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: