Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Montagner, Miguel Ângelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:53:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:53:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11765 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/937878 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é esboçar uma proposta definida de estudo de trajetórias individuais e de grupo, a partir da perspectiva teórica de Pierre Bourdieu e salientada por seu grupo de Nesse artigo, procuramos analisar o uso da metodologia de Pierre Bourdieu, na qual as noções de habitus e campo têm um lugar central, com o objetivo de entender conceitos internos como biografia e trajetória em sua teoria da práxis. Nossa intenção nesse estudo é, além de situar e apontar a relevância da obra de Bourdieu, extrair desses debates possíveis aplicações de sua teoria e propor procedimentos de análise dos materiais biográficos ou histórias de vida quando são usados como um instrumento heurístico. _____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | In this article, we seek to examine the use of Pierre Bourdieu's methodology, in which the notions of habitus and field play a central role, in order to understand inner concepts such as biography and trajectory in his theory of praxis. Besides locating and pointing out the relevance of Bourdieu's works, our intention here is to extract from these debates the possible application of his theory and to propose procedures for analysis of biographical materials or life histories when they are used as a heuristic tool. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) – Campus UnB Ceilândia | - |
Descrição: dc.description | Curso de Saúde Coletiva (FCTS-SC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Sociologias - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=1517-4522&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 dez. 2012. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia - Filosofia | - |
Título: dc.title | Trajetórias e biografias : notas para uma análise bourdieusiana | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: