
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Costa, Arthur R. | - |
| Autor(es): dc.creator | Cornelio, Emily M. B. | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Fernanda R. | - |
| Autor(es): dc.creator | Batista, Filipe A. | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Larissa P. C. | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Marcus J. A. | - |
| Autor(es): dc.creator | Koide, Carla Maria Chagas Cavalcante | - |
| Autor(es): dc.creator | Viana, Dianne M. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:53:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:53:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41014 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/937751 | - |
| Descrição: dc.description | This article presents an account of the authors' experience on the preparation, implementation, and follow-up of active learning workshops for motivating the learning in robotics. The active learning strategies used range from “flipped classroom” and “guided practice” to “hands-on" and collaborative learning. The target audience of the workshops are undergraduate students that are going to replicate these workshops, under professor's supervision, to high school students, intending to introduce projects in robotics as tools for studies in math and physics. The workshops format is similar to the final desired structure: three days with two of these days committed to learning concepts and skills that will be employed on the third day dedicated to building a robotic car toy. The theme of the first day is "3D Modelling and Printing", with an introduction to modelling using CAD software to prototype a piece. On the second day, the theme approached is "Arduino Programming Workshop". Finally, on the last day, the students consolidate the knowledge gathering the information obtained during the previous workshops to build, program, and test the robotic car toy. The third workshop was applied for testing in two small groups of undergraduate students and the results were obtained for further improvements. In this article, the impact of the workshops on engineering student's education is described. The technical and not technical knowledge and skills reported by the authors include learn how to prepare lesson plans, additional experience in the workshop themes, communication skills improvement, in other words, the author’s self-development process is discussed and related to the results of the workshop. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | - |
| Publicador: dc.publisher | Department of Production and Systems – PAEE association, School of Engineering of University of Minho | - |
| Relação: dc.relation | http://paee.dps.uminho.pt/proceedingsSCOPUS/PAEE_ALE_2020_PROCEEDINGS.pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em engenharia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Active learning workshops production : impacts and benefits for engineering students | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: