Educação estética histórico-cultural : vivências artísticas expressivas e criadoras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia-
Autor(es): dc.creatorPederiva, Patrícia Lima Martins-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Daiane Aparecida Araújo de-
Autor(es): dc.creatorMelo, Viviane Vieira Alves de-
Autor(es): dc.creatorPederiva, Marta Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T17:53:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T17:53:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51474-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/CC287775-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-4434-6671-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-5836-0880-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0009-0008-0635-1879-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-2503-0743-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/937594-
Descrição: dc.description: Neste artigo, objetivamos, a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, situar a organização das artes como uma atividade educativa de vivências estéticas, desde seu caráter psicológico, propiciando espaços educativos intencionalmente organizados para este fim e que possibilitem a relação ativa e criadora com diversas expressões artísticas. Para isso, se discute a relação entre pessoa, educação e vivência estética, principalmente na infância.-
Descrição: dc.descriptionBased on Vygotsky’s Cultural-Historical Theory, the aim of this article is to situate the organization of art as an educational activity of aesthetic experiences, from its psychological character, providing educational spaces intentionally organized for this purpose and which enable an active and creative relationship with varied artistic expressions. In order to do this, the relationship between person, education and aesthetic experience is discussed, especially in childhood.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação estética-
Palavras-chave: dc.subjectArtes-
Palavras-chave: dc.subjectCriação-
Palavras-chave: dc.subjectVivência-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Título: dc.titleEducação estética histórico-cultural : vivências artísticas expressivas e criadoras-
Título: dc.titleCultural-historical aesthetic education : expressive and creative artistic experiences-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

Não existem arquivos associados a este item.