
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sáenz, Tirso Walfrido | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Fernando Nonato da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:50:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:50:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-05-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-05-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1499 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/936791 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2008. | - |
| Descrição: dc.description | Os ônibus e caminhões são veículos que emitem grandes quantidades de poluentes nocivos ao homem e ao meio ambiente. Apesar de todo movimento ambiental e do surgimento de tecnologias capazes de reduzir as emissões desses veículos, como filtros, combustíveis e motores, as mudanças ainda são pouco percebidas. Identificar os fatores que incidem sobre o uso de tecnologias menos poluentes para ônibus e caminhões no Brasil foi o problema de pesquisa deste trabalho. Para identificar as origens do problema foi realizada pesquisa histórica da formação do setor de transporte rodoviário e das políticas públicas relacionadas, além do levantamento das tecnologias disponíveis para uso. A partir dessas atividades foram realizadas entrevistas com especialistas, que permitiram identificar os fatores que incidem sobre o uso de tecnologias menos poluentes, sob o ponto de vista deles. Antes de concluir foi possível identificar que além dos fatores apresentados pelos especialistas e aqueles disponíveis na literatura, existem outras questões associadas ao problema: os fatores motivadores. O estudo identificou quatro fatores: mercado, risco de colapso, meio ambiente e saúde. A conclusão alcançada é que somente eliminar as barreiras não é suficiente. Para que as tecnologias sejam inseridas, um ou mais fatores motivadores precisam ser estimulados. Nesse sentido, Estado e sociedade têm papel central para iniciar o processo de transformação, um com políticas públicas e o outro com conscientização. | - |
| Descrição: dc.description | Buses and trucks are vehicles that emit large quantities of pollutants that are harmful to humans and the environment. Despite all the environmental movement and the emergence of technologies capable of reducing emissions of these vehicles, like filters, fuels and engines, changes are still poorly understood. Identifying the factors that relate to the use of cleaner technologies for buses and trucks in Brazil was the problem of this research. A historical research training in the sector of road transport and public policy related was carried out to identify the origins of the problem, in addition to the lifting of the technologies available for use. From these activities were carried out interviews with experts, which helped to identify the factors that affect the use of cleaner technologies, from their point of view. Before concluding that it was possible to identify factors in addition to those presented by the experts available in the literature, there are other issues associated with the problem: the motivating factors. The study identified four factors: market, risk of collapse, environment and health. The conclusion reached is that only remove the barriers is not enough. To that technology is inserted, one or more motivating factors need to be stimulated. In this sense, state and society are central to start the process of transformation, with a public policy and the other with awareness. | - |
| Descrição: dc.description | Centro de Desenvolvimento Sustentável | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poluição atmosférica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transporte rodoviário | - |
| Título: dc.title | Fatores incidentes no uso de tecnologias capazes de reduzir as emissões de ônibus e caminhões no Brasil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: