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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pérez Laborde, Elga | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Daniel dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:50:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:50:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10992 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/936718 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Pós-Graduação em Literatura, Mestrado em Teoria Literária e Literaturas, 2011. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho traça um histórico do haicai no Japão, da evolução do renga ao haikai, enfocando suas características e dando ênfase à biografia de Bashô, o mais representativo poeta do gênero. Ao mesmo tempo, relata a forma como o pequeno poema se tornou conhecido no ocidente e como ele foi introduzido na América Latina e no Brasil e adotado pelos poetas nacionais, levando em consideração autores como José Juan Tablada e Afrânio Peixoto. Compõe, também, um panorama da produção destes poemas em língua portuguesa brasileira, apontando poetas expressivos como Guilherme de Almeida, Leminski e Millôr Fernandes. Disserta, ainda, a respeito da chegada do haicai ao Brasil por meio da imigração, dando ênfase ao papel do poeta Nenpuku Sato na tarefa de manter o haicai vivo entre os colonos nipônicos. Traz uma análise quantitativa com relação à forma e ao conteúdo de haicais extraídos de coletâneas que abrangem mais de 100 haicaístas. Por fim, analisa qualitativamente essa produção a fim de traçar um perfil para estes pequenos poemas, ressaltando como principal característica a sinceridade contida nos 3 versos que o compõem. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | This article traces a history timeline of haiku in Japan, the evolution of tanka to haiku, focusing on its features, emphasizing the biography of Basho, the most representative poet of the genre. At the same time, relates how the little poem became known in the occidental countries and how it was introduced in Latin America and Brazil being adopted by poets, considering authors like José Juan Tablada and Afrânio Peixoto. Composed also, a panorama of the production of these poems in Brazilian Portuguese, pointing expressive poets as Guilherme de Almeida, Paulo Leminski and Millor Fernandes. Discourses, though, about the arrival of the haiku in Brazil through the immigration from Japan, emphasizing the role of the poet Nenpuku Sato in the task of keeping alive the haiku among Japanese people living here. Bring a quantitative analysis regarding the form and content of haiku, extracted from collections that span more than 100 haiku writers. Finally, this production looks qualitatively in order to draw a profile for these small poems, highlighting the main characteristic the sincerity contained in three verses that compose it. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matsuo, Bashô, 1644 -1694 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura japonesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Haicai | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poesia japonesa | - |
| Título: dc.title | Haicai, uma análise da produção em língua portuguesa : tema, forma e conteúdo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
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