“Professor, quero ser oprimida!” : situação-limite e atos-limites no habitus professoral

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Autor(es): dc.creatorSousa, Carlos Alberto Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T17:50:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T17:50:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13799-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/936596-
Descrição: dc.descriptionEsse artigo tem por objetivo apresentar e discutir episódio ocorrido no ensino superior em que estudante, tendo estudado a Pedagogia do Oprimido (Freire, 1987), demanda explicitamente a condição de ser oprimida pelo professor. O episódio registrado em diário de campo é analisado sob a ótica dos conceitos de situação-limite, inédito-viável, ambos de Paulo Freire (1992), e o de habitus, este último conceito de Bourdieu (1983). O conceito de habitus é posicionado no texto em perspectiva heurística, sendo denominado habitus professoral, nos termos de Silva (2003). O texto conclui que o pensamento freireano deve ser assumido como utopia sustentada no habitus professoral, expressando a negação do fugaz ou insatisfação momentânea e associado a movimento coletivo pela superação do estado das coisas e condições de existência desumanizadoras. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe goal of this article is to present and discuss an event occurred in a higher education environment, when a student, having studied Pedagogy of the Oppressed (Paulo Freire), explicitly demands to be oppressed by the professor. The episode, recorded in field notes, is analyzed from the perspective of the concepts of limit-situations and untested feasibility, both by Paulo Freire (1992), and Bourdieu’s (1983) concept of habitus. The concept of habitus is employed in the text in a heuristic perspective, being expanded and qualified as professorial habitus, as defined in Silva (2003). The text concludes that Freire’s thought should be adopted as a utopia sustained by the professorial habitus, expressing the negation of the fugacious or of fleeting dissatisfaction and associated with a collective movement for overcoming the state of things and dehumanized conditions of existence.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Linhas Críticas - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. (CC BY 3.0). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/issue/view/783. Acesso: 01 ago. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997-
Palavras-chave: dc.subjectBourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Título: dc.title“Professor, quero ser oprimida!” : situação-limite e atos-limites no habitus professoral-
Título: dc.titleProfessor, I want to be oppressed!” : limit-situations and limit-acts in e professorial habitus-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

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