
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Puente-Palacios, Katia Elizabeth | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Ana Paula do Nascimento de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:49:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:49:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51251 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/936265 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | Embora a relação entre conflito e desempenho, e estresse e desempenho sejam bem documentadas, a maioria dos estudos foca em tipos específicos de estresse e conflito e sua influência no desempenho. A compreensão das condições em que fenômenos subjacentes, como o estresse, medeiam essas relações ainda é limitada. Buscando contribuir com essa lacuna, o presente estudo teve como objetivo investigar, como o conflito (variável independente) influencia o desempenho (variável dependente) tendo essa relação mediada pelo estresse. O estudo quantitativo coletou dados de 317 funcionários de uma organização pública federal no Brasil por meio de questionário eletrônico. Foram utilizadas escalas psicométricas com indícios iniciais de validade para medir a percepção de conflito, de estresse e de desempenho. A análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC) foi aplicada para validar as estruturas das escalas, e a consistência interna foi confirmada pelo Alfa de Cronbach. As análises de dados incluíram correlação de Pearson e regressão hierárquica para investigar as relações entre conflito, estresse e desempenho. Os resultados mostram uma correlação positiva entre conflito de relacionamento e estresse de obstáculo e uma influência negativa desses fatores no desempenho individual. O papel mediador do estresse de obstáculo foi confirmado por meio de regressão hierárquica, revelando que o estresse de obstáculo medeia a relação entre conflito de relacionamento e desempenho, ampliando o impacto negativo do conflito de relacionamento. | - |
| Descrição: dc.description | Although the relationship between conflict and performance, and stress and performance are well-documented, most studies focus on specific types of stress and conflict and their influence on performance. Understanding the conditions under which underlying phenomena, such as stress, mediate these relationships is still limited. Seeking to contribute to this gap, the present study aimed to investigate how conflict (independent variable) influences performance (dependent variable), with this relationship being mediated by stress. The quantitative study collected data from 317 employees of a federal public organization in Brazil through an electronic questionnaire. Psychometric scales with initial evidence of validity were used to measure the perception of conflict, stress, and performance. Exploratory (EFA) and confirmatory (CFA) factor analyses were applied to validate the scales' structures, and internal consistency was confirmed by Cronbach's alpha. Data analyses included Pearson correlation and hierarchical regression to investigate the relationships between conflict, stress, and performance. The results show a positive correlation between relationship conflict and hindrance stress, and a negative influence of these factors on individual performance. The mediating role of hindrance stress was confirmed through hierarchical regression, revealing that hindrance stress mediates the relationship between relationship conflict and performance, amplifying the negative impact of relationship conflict. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conflito (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estresse | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desempenho organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação de conflitos | - |
| Título: dc.title | Entre o conflito e o desempenho : o papel mediador do estresse na dinâmica do desempenho | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: