
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Garrossini, Daniela Favaro | - |
| Autor(es): dc.creator | Cunha, Marina Dourado Lustosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:49:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:49:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20211 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20211 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/936192 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, Programa de Pós-Graduação em Design, 2015. | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo apresentar a proposta de um ambiente digital que permite a gestão colaborativa de projetos, com base nos princípios da facilitação da recuperação das informações, da manutenção do histórico de projetos, do auxílio na gestão do conhecimento e da gestão colaborativa por meio do aprendizado utilizando dispositivos móveis, o m-learning. Para tanto, o desenvolvimento do software ao longo desta pesquisa foi planejado e desenvolvido de maneira colaborativa, em uma equipe interdisciplinar, buscando inicialmente atender aos processos colaborativos de estudantes de ensino superior, e resultando em um ambiente que pode ser utilizado em diversos setores da sociedade, ultrapassando o contexto universitário. Este trabalho utilizou metodologias participativas e colaborativas para a sua construção, preenchendo uma lacuna na área de desenvolvimento de projetos, na qual equipes interdisciplinares trabalham colaborativamente e participativamente, de maneira inovadora, aliando as novas tecnologias da informação e da comunicação aos métodos e processos atuais de gestão de projetos. | - |
| Descrição: dc.description | This thesis aims to present a proposal for a digital environment that enables collaborative project management, based on the principles of facilitating information retrieval, project history maintenance, assisting in knowledge management and collaborative management through mobile learning. Therefore, the software developed along with this research was planned and developed collaboratively in an interdisciplinary team, initially seeking to meet the necessities of collaborative processes of higher education students, and then resulting in a digital environment that can be used in many sectors of society, surpassing the academic context. This study used participatory and collaborative methodologies for its construction, filling a gap in the project development area, in which interdisciplinary teams work collaboratively and in a participatory way, in an innovative way, combining the new information and communication technologies to current methods and processes of project management. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Design (IdA DIN) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Design | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem móvel | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais de aprendizagem | - |
| Título: dc.title | M-learning : proposta de ambiente de aprendizagem por projetos baseada em metodologias colaborativas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: