Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Marques, Márcia | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros Neto, Benedito | - |
Autor(es): dc.creator | Peres, Mônica Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:48:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:48:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32959 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/936184 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é apresentar os primeiros resultados de uma experiência de ensino, pesquisa e extensão feita a partir da reflexão sobre a dimensão pragmática, para pessoas e coisas, da imbricada relação que Comunicação, Informação e Computação mantêm na sociedade presente, em rede, e também na perspectiva do futuro, com a consolidação da Economia Digital. Este trabalho se faz a partir da perspectiva de experimentação interdisciplinar na Faculdade de Comunicação, da Universidade de Brasília, desde o segundo semestre de 2015, em torno de pesquisas aplicadas à gestão da memória e que envolvem professores, alunos e servidores destes três campos do conhecimento. Também se relaciona com a experiência de formação de competências ou literacias via dispossitivos móveis na educação popular por meio de projetos colaborativos orientados pela UnB nas cidades de Paranoá e Itapoã, de regiões periféricas do Distrito Federal. A interdisciplinaridade é marcada, nesta década, pela comunicação e computação ubíqua, pela convergência dos canais de comunicação e mídias, crescimento exponencial de informação e conhecimento que movem a nova economia digital, expansão da mobilidade das redes on-line, e o crescente número de dispositivos móveis e computação em nuvem, que se utilizam da linguagem animaverbivocovisual (movimento, texto, som e imagem) como forma amalgamada de expressão nestes ambientes digitais. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Facultad de Ciencias de la Documentación, Universidad Complutense de Madrid | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Los textos e imágenes publicados en esta obra están sujetos –excepto que se indique lo contrario– a una licencia de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual (BY-NC-SA) v.3.0 España de Creative Commons. Por tanto, la obra se puede copiar, reproducir, distribuir, remezclar, transformar o comunicar públicamente en cualquier medio o formato, siempre que se cite al autor y a la fuente (UCM. Universidad Complutense de Madrid), y siempre que la obra derivada quede sujeta a la misma licencia y que se haga sin fines comerciales o ánimo de lucro. La licencia completa se puede consultar en: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/es/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Título: dc.title | Comunicação, informação e computação : experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: