
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mourão, Luciana | - |
| Autor(es): dc.creator | Laros, Jacob Arie | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:48:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:48:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27255 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000400019 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/936019 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta uma discussão sobre questões metodológicas em relação à avaliação de programas sociais, tomando como exemplo o caso do Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador - PLANFOR. O delineamento da pesquisa foi de um estudo quase-experimental, com três grupos: dois experimentais e um controle. A pesquisa foi realizada durante os anos de 2001 a 2004, com coleta de dados antes e depois do programa, englobando 360 instituições, sendo uma por município, cobrindo todas as regiões brasileiras. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento com indicadores quantitativos (sociais e econômicos). Foram comparadas quatro estratégias de análise de dados: análise de variância (ANOVA) de mensurações repetidas (pré e pós-teste), ANOVA com escores de ganho, ANOVA com categorização dos sujeitos no pré-teste (blocking) e análise de covariância (ANCOVA). Foram ainda consideradas interpretações alternativas para os efeitos encontrados. Por fim, discutiu-se a adequação de tais estratégias para a avaliação de programas sociais. | - |
| Descrição: dc.description | This article presents a discussion about methodological questions related to social programs evaluation, taking as an example the case of the National Worker Qualification Plan - PLANFOR. The present study used a quasi-experimental design containing three groups: two experimental groups and one control group. The research was realized from 2001 to 2004, with data collection before and after the program, and comprising 360 organizations, one per city, from all Brazilian regions. For data collection, it was used an instrument with quantitative indicators (social and economic). Four data analysis strategies were compared: analysis of variance (ANOVA) of repeated measurement (pre- and post-test scores), ANOVA with gain scores, ANOVA after subjects' categorization on their pre-test (blocking), and analysis of covariance (ANCOVA). Alternative explanations of the observed effects were considered. Finally, the suitability of these strategies to the evaluation of social programs was discussed. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Psicologia: Teoria e Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ptp/a/5XNM8wmkYw9y8yTWWHRSHYy/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2021. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas sociais - análise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualificações profissionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia - discussão | - |
| Título: dc.title | Avaliação de programas sociais : comparando estratégias de análise de dados | - |
| Título: dc.title | Social programs evaluation : a comparison of data analysis strategies | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: