
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Biato, Emília Carvalho Leitão | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Edilene Teixeira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:47:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:47:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/47114 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/935702 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo abordar as questões que envolvem o Diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto escolar, a partir da leitura que fazemos da obra de Nietzsche e Derrida, especificamente dos conceitos de Tradução, Diferença e Acontecimento. Para tanto, a pesquisa adotou a Otobiografia e a análise documental com enfoque qualitativo como percursos metodológicos. Optou-se pelo modelo de Trabalho Final de Conclusão de Curso (TFCC) organizado em formato multipaper, composto por uma introdução, três artigos, um produto técnico e considerações finais. Os resultados alcançados até aqui apontam para a importância de a escola buscar caminhos singulares, que extrapolem protocolos e que sejam dotados de potência criadora capaz de inibir práticas medicalizantes. Assim, enfatiza a necessidades de se pensar sobre o estudante em suas diferentes formas de viver, aprender, ser e estar no mundo, como sinal de uma educação efetivamente inclusiva, para além do diagnóstico. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtornos psiquiátricos - diagnóstico | - |
| Título: dc.title | O TDAH no espaço escolar: um estudo sobre os percursos do diagnóstico | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: