
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | mailto:delmaryabreu@unb.br | - |
| Autor(es): dc.creator | Abreu, Delmary Vasconcelos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:45:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:45:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45198 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.33054/ABEM202230202 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-5787-5703 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/935166 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo, de caráter teórico, circunscrito à educação musical e pesquisa (auto)biográfica, trata do conceito de musicobiografização que venho construindo com as pesquisas realizadas no campo da educação musical no Brasil. Ao longo das reflexões busquei argumentar, justamente, sobrea necessidade de se assumir a musicobiografização como um acontecimento apropriador automedial para propiciar ao campo da educação musical um modo de contribuir com a formação dos sujeitos que se relacionam com a música. Com exemplos práticos advindos de pesquisas busquei compreender a automedialidade como uma refiguração do acontecimento apropriador, que, nos proferimentos performativos explícitos, no ato de fazer narrativas de si mediado pela música, é onde reside a ação.Por ser um artigo de caráter teórico ensaístico, a discussão aqui não se configura como um pensamento sistematizado, mas, uma vez localizado no movimento (auto)biográfico empreendido dentro do campo da educação musical por cerca de duas décadas, a proposta consistiu em discutir e aprofundarminha intenção em contribuir com a noção de musicobiografização para as dimensões epistemológicas e metodológicas que apontam potencialidades e desafios para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical. | - |
| Descrição: dc.description | This theoretical article, limited to music education and (auto)biographical research, deals with the concept of musicobiography that I have been building with the researches carried out in the field of music education in Brazil. Throughout the reflections, I tried to argue, precisely, about the necessity of assuming musicobiography as a self-medial appropriating event to provide the field of music education with a way to contribute to the formation of subjects that relate to music. With practical examples coming from researches, I seek to understand self-mediality as a refiguration of the appropriating event that, in the explicit performative utterances, in the act of making narratives of oneself mediated by music, is where the action resides. As this is an essay of theoretical nature, the discussion here is not configured as a systematized thought, but, once located in the (auto)biographical movement undertaken within the field of music education for about two decades, the proposal was to discuss and deepen my intention to contribute with the notion of musicobiography to the epistemological and methodological dimensions that point potentialities and challenges for (auto)biographical research in music education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Revista da Abem - Licença Creative Commons Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. Fonte: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/viewFile/1099/631. Acesso em: 18 nov. 2022. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensaio teórico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automedialidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musicobiografização | - |
| Título: dc.title | Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical | - |
| Título: dc.title | An essay on musicobiography as a strand for (auto)biographical research in music education | - |
| Título: dc.title | Un ensayo sobre la musicobiografía como línea de investigación (auto)biográfica en educación musical | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: