
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Abrantes, Paulo Cesar Coelho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:45:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:45:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13719 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/934984 | - |
| Descrição: dc.description | Este capítulo explicita as motivações do programa de uma epistemologia evolutiva e discuti críticas que são tradicionalmente feitas a ele. Inicia apresentando as motivações históricas do darwinismo em biologia e indicando que essas mesmas motivações podem ser vistas orientando alguns programas em psicologia. Passa em seguida a caracterizar três tipos de explicação que podem ser propostas para as adaptações propriamente epistemológicas: o providencialismo, o instrucionismo e o selecionismo. Este último tipo constitui uma formulação mais abstrata da explicação proposta por Darwin para a origem e a evolução das espécies biológicas. A título de ilustração apresenta, em seguida, as formulações clássicas de epistemologias selecionistas propostas por Popper e Campbell. Questiona então em que medida epistemologias como a de Campbell podem ser enquadradas na conhecida distinção que propôs Bradie entre uma epistemologia evolutiva de mecanismos e uma epistemologia evolutiva de teorias. Ao final, apresenta algumas das objeções mais contundentes que são feitas às epistemologias selecionistas e mostro de que modo elas podem ser respondidas no âmbito do programa selecionista. Conclui apontando algumas das deficiências e limitações do programa no estágio em que se encontra atualmente. Elenca, então, um conjunto de tópicos a serem investigados de modo a eliminar alguns obstáculos ao desenvolvimento do programa selecionista em epistemologia e em outras áreas. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Ciencias Humanas, Departamento de Filosofía | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelos detentores dos direitos autorais, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Naturalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Darwin, Charles, 1809-1882 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Popper, Karl Raimund, Sir, 1902-1994 - crítica e interpretação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evolução (Biologia) - filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Campbell, Donald Thomas, 1916- | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dennett, Daniel Clement, 1942- | - |
| Título: dc.title | El programa de una Epistemologia evolucionista | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: