Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Mayra Batista | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Jones Yudi Mori Alves da | - |
Autor(es): dc.creator | Raposo, Patrícia Neves | - |
Autor(es): dc.creator | Kafure Muñoz, Ivette | - |
Autor(es): dc.creator | Llanos Quintero, Carlos Humberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:42:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:42:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43538 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/934172 | - |
Descrição: dc.description | According to the World Health Organization (WHO), more than one billion people in the world have some disability. A 2017 report of the Brazilian Geography and Statistics Institute (IBGE) shows that 45.6 million Brazilians have an impairment, among which 18.8 million declare vision issues not fixed by glasses or contact lenses. So, a significant population leads to developing many legal mechanisms to guarantee their quality-of-life. Potentially, these mechanisms should regulate many aspects of urban design to assure the accessibility of any environment. However, there are several design challenges to be overcome. In this paper, we address the problem of developing Human-Machine Interfaces (HMI) for visually impaired people, focusing on residential automation systems (domotics). The efficient development of such interfaces needs a link among two accessibility areas: domotics and HMI. We used pre-tests, human-computer interaction (HCI) techniques, and the user's emotional state identification to determine the user's profile. We must highlight that the design is intended to be used by any user, visually impaired or not. That is, the system should be universal. The methodology described can be used to assess the efficiency and quality metrics of accessibility in domotics systems. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Brasília - Faculdade UnB Gama | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY ND) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interfaces (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | - |
Título: dc.title | A methodology to design a domotics human-machine interface for visually impaired people | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: