
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Barbato, Silviane Bonaccorsi (org.) | - |
| Autor(es): dc.creator | Beraldo, Rossana Mary Fujarra (org.) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mietto, Gabriela Sousa de Melo (org.) | - |
| Autor(es): dc.creator | Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque (org.) | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:41:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:41:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45456 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/933758 | - |
| Descrição: dc.description | Como podemos desenvolver as práticas inclusivas? Os processos inclusivos são concretizados em escolhas cotidianas orientadas ao conhecimento mútuo e ao acolhimento, ao cuidado de si e entre pessoas com histórias diferentes. Refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais fortalece a geração de novas formas de ensinar, aprender e atuar. Nessa perspectiva, as organizadoras e os autores desta coletânea exploram a história, as políticas públicas, os serviços e o ensinar e aprender em constante inovação, a partir da problematização do cotidiano dos fazeres inclusivos. Esta obra é direcionada a estudantes, pesquisadores, educadores e outros profissionais de áreas afins e foi escrita em colaboração entre colegas de universidades e sistemas educacionais do Brasil, da Argentina e do Chile, psicólogos e professores das redes federal, distrital e municipais de ensino, membros de diferentes grupos de pesquisa e grupos de trabalho da ANPEPP que pesquisam e atuam inclusivamente. Recebeu apoio da UAB/Capes/MEC e UAB/UnB. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | - |
| Descrição: dc.description | Editora Universidade de Brasília (EDU) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Editora Universidade de Brasília | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está licenciado com uma licença Creative Commons: Atribuição-NãoComercial 2.0 (CC BY-NC 2.0). | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento humano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Título: dc.title | Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : princípios, ensino superior e formação de professores | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: