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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Paulo César Marques da | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Ana Paula Borba Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:41:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:41:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2905 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/933622 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2006. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho discute características dos modelos configuracionais (Sintaxe Espacial) e dos modelos de alocação convencionais (SATURN), com o objetivo de avaliar o potencial da Sintaxe para estimação de rotas potencialmente atraentes. A iniciativa se associa a estudos que vem sendo realizados neste viés, no intuito de ampliar o leque de alternativas de ferramentas para projetos em transportes. A dissertação desenvolve parâmetros de comparação entre a Sintaxe e o SATURN em termos de aspectos teóricos, metodológicos e técnicos. Para os resultados foram utilizados dois tipos de categorias de análises: fluxos – interpretado em termos visuais e estatísticos – e rotas. Os achados apontaram para um resultado positivo, demonstrando como uma ferramenta configuracional como o mapa axial e, mais precisamente, o mapa de segmento, podem contribuir para estudos em transporte, principalmente num primeiro estágio de investigação. Nesta situação os modelos configuracionais foram mais econômicos e rápidos que os de transporte e seu resultado de saída pode funcionar como uma base para as ferramentas tradicionais de tráfego. As correlações foram elevadas, principalmente quando em base logarítmica, e a interpretação visual expôs cenários similares para a sintaxe espacial e o SATURN. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This research discusses features of configurational (Space Syntax) and traffic assignment models, aiming at evaluating the potential of Syntax for estimating possible powerful traffic routes. This theme is related to studies with this approach, intending to broaden the variety of alternative tools for transport projects. In this dissertation, comparative parameters between syntax and SATURN were developed, regarding theoretical, methodological and technical points of view. For the results, two kinds of analytical categories were applied: flow (visual and statistical) and routes. Findings presented a positive result, showing how a configurational tool such as space syntax axial map and, more precisely, segment map, can contribute to transport studies, mainly for the first investigation stage. In this situation, configuration models use was cheaper and faster than traffic models and gave a general overview which can work as a basis for transport traditional tools. Correlations were high, especially when on logarithmic basis, and the visual interpretation displayed similar sceneries for space syntax and SATURN. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Transportes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de tráfego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportes - planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sintaxe espacial | - |
Título: dc.title | Estudo exploratório da sintaxe espacial como ferramenta de alocação de tráfego | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
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