
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lessa, Antônio Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Túlio Sérgio Henriques | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:39:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:39:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-07-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11459 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/933163 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2012. | - |
| Descrição: dc.description | O Brasil dos anos 1950 vivia intenso debate relativo ao desenvolvimento. O país, ao modificar sua estrutura socioeconômica, discutia os caminhos de sua política exterior. O nacionalismo gerava críticas e simpatias aos modelos disponíveis de inserção internacional do Brasil. Os governos do período buscaram levar adiante o processo de industrialização, retirando o Brasil de sua condição periférica e de subdesenvolvimento. Mas, no caminho, havia os EUA. O mito da ‘relação especial’ com os poderosos vizinhos do norte havia se desfeito e a lógica da ‘guerra-fria’ impunha novas preocupações aos estadunidenses, que eram acusados de se esquecerem de seus históricos aliados continentais. Tal sentimento, alimentado pelo antiamericanismo difuso da sociedade brasileira, começa a seduzir setores burocráticos do Estado e parcelas conservadoras da sociedade, antes alinhados com os EUA. Através do ‘antiamericanismo de cátedra’, conceito formulado neste estudo, o discurso dos governantes do Brasil busca reavivar os termos da barganha vivida em outros momentos da história do país. Assim, através da análise desta ‘cultura política’ da sociedade brasileira, percebe-se importante variável na composição da Política Externa Brasileira do período. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | During the 1950s, Brazil experienced intense debates over the direction of development. Modifying its socioeconomic structure, the country sought to redefine its foreign policy. Nationalism generated both criticism and sympathy for different ways of achieving Brazil’s insertion into the international system. The governments of the period sought to advance industrialization, removing Brazil from its status as a nation of the ‘periphery,’ of underdevelopment. But the United States got in the way and what had until then been a 'special relationship' with its powerful northern neighbor had been broken. The logic of the 'cold war' imposed new American concerns, and continental allies such as Brazil accused the U.S. of negligence. Fueled by widespread atavistic anti-Americanism among Brazilian society, that sentiment began to seduce bureaucratic sectors of the state and conservative parts of society, which had originally aligned with the United States unconditionally. The Antiamericanismo de Cátedra concept articulated throughout this study illustrates how some segments of the Brazilian government have sought to reestablish the special relationship with the US that the country enjoyed at other moments in its history. The work clearly illustrates that the ‘political culture' of pro- Americanism/anti-Americanism constituted an important component of Brazil’s Foreign Policy. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política internacional - Brasil - Estados Unidos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil - política e governo - 1950-1959 | - |
| Título: dc.title | O antiamericanismo de cátedra : desenvolvimento e nacionalismo no Brasil na década de 1950 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: