
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Flávio Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Lucas Manassés | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:38:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:38:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/49842 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/932622 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho, entendemos como materiais cênicos tudo aquilo que é projetado no palco e, sendo manipulados composicionalmente, influem principalmente no aspecto visual da performance. Sob essa perspectiva, nos propomos investigar os materiais cênicos sob ângulos diferentes: através da análise de sua presença e função em Solilóquio (2021) e Dressur (1976 – 1977), de Estercio Marquez Cunha e Mauricio Kagel, respectivamente. Tratamos de uma questão em comum para os dois compositores: suas ressalvas a respeito do surgimento das novas tecnologias de gravação e reprodução de música, a fim de entender como elas são tratadas nas diferentes posturas estéticas desses dois compositores. Por fim, se tratando de uma prática nova, na qual diferentes compositores adotam diferentes termos e definições para suas experiências, propomos uma discussão das terminologias que importam a esta pesquisa: a música teatro de Estercio Marquez Cunha, o teatro instrumental de Mauricio Kagel e a música cênica, termo adotado por nós mesmos. | - |
| Descrição: dc.description | In this work, we understand scenic materials as everything that is projected onto the stage and, when manipulated compositionally, influences mainly the visual aspect of the performance. From this perspective, we propose to investigate scenic materials from different angles: through the analysis of their presence and function in Soliloquio (2021) and Dressur (1976 – 1977), by Estercio Marquez Cunha and Mauricio Kagel, respectively. We deal with an issue in common for both composers: their reservations regarding the inherent of the new technologies of recording and reproduction of music, in order to understand how they are treated in the different aesthetic postures of these two composers. Finally, as this is a new practice, in which different composers adopt different terms and configurations for their experiences, we propose a discussion of the terminologies that matter to this research: música teatro by Estercio Marquez Cunha, instrumental theater by Mauricio Kagel and the música cênica, a term adopted by ourselves. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materiais cênicos | - |
| Título: dc.title | Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: