
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Abrantes, Paulo Cesar Coelho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:37:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:37:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1998 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13358 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/932283 | - |
| Descrição: dc.description | In thts paper I argue that Kuhn's analysts of the role played by `exemplars' in normal sctence should be considered one of hts most important contrtbuttons to the Philosophy of Sctence The paper makes a detailed analysts of the relattonship between the various elements of a 'clisciplinary matrix)— emptrzcal generalizations, models and exemplars — starting with Kuhn's views as exposed in vartous of kis books and papers Kuhn's analysts is znvestigated in the context of the discussions, In the 50s and 60s, about the notion of `model' In the so called `recetved vtew' of the structure of scienttfic theortes I refer also to the atues of logical empincism at this time, that were concerned with analogtcal models and tnspired by Campbell's studies on the dynamics of theortes I argue also that Polanyt's notton of 'ateu knowledge' and some of kis discussions of the role played by analogies tn mathematics have been an Important influence on Kuhn The paper tndicates, furthermore, how Kuhn's intuttions concerntng exemplars are being developped in the present, by plulosophers of sc-tence like Thagard, Paul Churchland and Gzere, that adopt a `cognitivise stance towards scientific reasontng. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Núcleo de Epistemologia e Lógica – NEL, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Principia: Revista Internacional de Epistemologia - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/principia/index. Acesso em: 17 jun. 2013. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paradigma (Teoria do conhecimento) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência cognitiva | - |
| Título: dc.title | Kuhn e a noção de 'Exemplar' | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: