Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Sônia Marise Salles | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Tânia Cristina da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Nakatani, Hugo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:36:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:36:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/49391 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/932046 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo propor a qualificação da prática pedagógica de docentes na educação profissional, tendo como estudo de caso os docentes que atuam no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Propôs-se ofertar um guia para orientar os docentes a desenvolver a educação empreendedora e inovar na sua prática pedagógica. A proposta metodológica aplicou a ferramenta Entrepreneurial Dynamic Learning (EDLE), que integra quatro elementos: educação empreendedora, aprendizagem ativa, design thinking e taxonomia de Bloom, associado ao ciclo da prática profissional com a finalidade de estimular a educação empreendedora. A pesquisa qualificou-se como qualitativa, com estudo de caso e a técnica de coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa básica com o levantamento bibliográfico do estado arte sobre educação empreendedora e suas conexões. A pesquisa de campo ocorreu com a aplicação da ferramenta EDLE aos planos de ensino dos docentes envolvidos nessa pesquisa. O nível de complexidade é considerável médio à medida em que se faz necessário conectores-chaves proposta pela ferramenta EDLE ainda articulada aos componentes do ciclo da prática profissional estabelecidos nos cursos técnicos. A inovação acontece na articulação teórica e empírica entre esses dois conceitos. O impacto pretendido é alto no contexto do SENAI porque o currículo por competências já existente será complementado com práticas de educação empreendedora, essencial para desenvolver indivíduos aptos a lidar com as rápidas mudanças na sociedade. | - |
Descrição: dc.description | This research project aims to propose the qualification of the pedagogical practice of professors in professional education, having as a case study the professors who work in the National Service of Industrial Learning (SENAI). It is proposed to offer a pedagogical guide for teachers to develop entrepreneurial education and innovate their pedagogical practice. The methodological proposal is to apply the Entrepreneurial Dynamic Learning tool (EDLE), which integrates four elements: entrepreneurial education, active learning, design thinking and Bloom's taxonomy, associated with the cycle of professional practice in order to encourage entrepreneurial education. The research qualifies as qualitative, with a case study and the data collection technique will be carried out through basic research with a state-of-the-art bibliographic survey on entrepreneurial education and its connections. The field research took place with the application of the EDLE tool to the teaching plans of the professors involved in this research. The level of complexity is considerable medium as key connectors proposed by the EDLE tool still articulated to the components of the cycle of professional practice established in technical courses are needed. The innovation happens in the theoretical and empirical articulation between these two concepts. The intended impact is high in the context of SENAI because the existing competency-based curriculum will be complemented with entrepreneurial education practices, essential to develop individuals capable of dealing with rapid changes in society. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empreendedorismo | - |
Título: dc.title | Inovação na educação profissional e tecnológica do SENAI: desenvolvimento do ciclo da prática profissional do docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: