
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Sandro Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Shimoishi, José Matsuo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:36:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:36:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29970 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/932024 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para seleção das diversas alternativas de transporte público, baseando-se na aplicação da lógica paconsistente em processos decisórios na área de planejamento de transportes. Utilizou-se o Método Paraconsistente de Decisão (MPD) como instrumento de apoio na seleção para o Eixo Sul do Distrito Federal (DF), no qual os especialistas da área de transportes avaliaram os critérios para cada modo, sendo a interpretação das avaliações realizadas na avaliação dos baricentros no quadrado unitário do plano cartesiano (QUPC). Com a aplicação do MPD na seleção de tecnologias de transporte verificou-se que todas as tecnologias de transporte pertencem a região de quase verdade tendendo ao paracompleto, tendo como análise não conclusiva. No entanto, na comparação das tecnologias, verifica-se a que possui maior grau de certeza é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). | - |
| Descrição: dc.description | This paper aims to propose a methodology for selection of the various public transport alternatives, based on the application of paconsistente logic in decision-making processes in transport planning area. Was used the method of paraconsistent Decision (MPD) as a support tool in the selection for the South Axis of the Federal District (DF), in which experts from the transport area evaluated the criteria for each mode, and the interpretation of reviews at the evaluation of baricentres the Unit Square Cartesian Plane (QUPC). With the application of MPD in the selection of transport technologies it was found that all transmission technologies belong to region tending to paracompleto almost true, and as non-conclusive analysis. However, when comparing the technologies, there is the one with greater certainty is the Light Rail Transit (LRT). | - |
| Descrição: dc.description | Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Journal of Transport Literature - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 mar. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transporte público | - |
| Título: dc.title | Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: