Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Ceuma, Curso de Psicologia, Núcleo de Estudo em Psicologia na Educação no Maranhão | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Goiano, Cursos de Ciências Biológicas, Química e Sistemas de Informação | - |
Autor(es): dc.contributor | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Claisy Maria Marinho | - |
Autor(es): dc.creator | Galvão, Pollianna | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Leonardo Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:36:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:36:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50302 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1982-0275202239e210079 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-5411-8627 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-7579-8852 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-2330-829X | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-7265-6672 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/932014 | - |
Descrição: dc.description | . | - |
Descrição: dc.description | A disseminação da Coronavirus Disease 2019 foi classificada como pandemia em março de 2020, desencadeando uma grave crise. São inúmeros os fenômenos advindos desse momento inédito na história recente, diante dos quais a Psicologia Escolar tem muito a contribuir como área de produção científica, pesquisa e intervenção. Este artigo teórico teve como objetivo apresentar reflexões críticas sobre ações, reações e prospecções da área na pandemia. Foram apresentados levantamentos da literatura nacional e internacional no período e contribuições teóricas e reflexivas para a atuação em Psicologia Escolar destacando temas como: inclusão escolar, atuação institucional e formação continuada. As conclusões evidenciaram que, embora a pandemia da Coronavirus Disease 2019 tenha criado desafios ao psicólogo escolar, houve inúmeras transformações e avanços, como o fortalecimento das pessoas que permaneceram, corajosamente, trabalhando, ensinando e aprendendo. Os temas discutidos forneceram indicadores potentes de resistência na perspectiva de uma cultura do sucesso escolar para além do período pandêmico. | - |
Descrição: dc.description | The spread of Coronavirus Disease 2019 triggered a serious crisis and was classified as a pandemic in March 2020. Countless phenomena arose from this unprecedented event in recent history. In this connection, School Psychology has much to contribute as an area of scientific production, research and intervention. This theoretical article aimed to present critical reflections on actions, reactions and investigations in the area during the pandemic. Surveys of national and international literature in the period and theoretical and reflective contributions to the work in School Psychology were presented, highlighting topics such as: school inclusion, institutional work and continuing education. The conclusions showed that, although the Coronavirus Disease 2019 pandemic has created challenges for the school psychologist, a number transformations and advances have occurred such as the strengthening of the spirit of people who courageously remained working, teaching and learning. The topics discussed provided powerful indicators of resistance from the perspective of a school success culture extending beyond the pandemic period. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia escolar | - |
Título: dc.title | School psychology in the COVID-19 pandemic scenario : resignifying times and spaces for institutional action | - |
Título: dc.title | Psicologia Escolar no cenário da pandemia da COVID-19 : ressignificando tempos e espaços para a atuação institucional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: