
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Baptista, Dulce Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:35:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:35:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31569 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/931586 | - |
| Descrição: dc.description | Abordagem exploratória da relação entre os termos registro e memória no âmbito da ciência da informação, considerando sua interface com arquivologia, biblioteconomia e museologia. O objetivo é fornecer elementos para uma discussão mais aprofundada sobre o assunto. Discute-se a diferença entre conceito e definição, como termos relevantes no discurso científico. Para obtenção de dados, foi feito um levantamento dos termos registro e memória, e de sua presença nas diferentes áreas, junto ao Google Acadêmico. Sendo polissêmicos e abrangentes, os termos em foco correspondem a conceitos interdisciplinares, o que dá origem a ambiguidades que precisam ser controladas pelas linguagens documentárias. Por conta de certa dificuldade de comunicação entre áreas afins, torna-se necessário também aliar o rigor do tratamento da informação à flexibilidade na compreensão de conteúdos informacionais. | - |
| Descrição: dc.description | Exploratory approach of the relationship between the terms record and memory within the scope of information science, regarding its interface with archivology, librarianship and museology. It is meant to provide elements for in-depth discussion on the subject. Firstly, it addresses the difference between concept and definition, given their relevance in scientific discourse. Data survey was carried out in Google Acadêmico (Google Scholar, Portuguese version) in order to assess the presence of the terms record and memory in different areas. Being such terms polysemic and comprehensive, they relate to interdisciplinary concepts, which generate ambiguities that must be controlled by documentary languages. Considering a certain lack of communication between related areas, it becomes necessary to combine accuracy in information processing with flexibility in understanding informational contents. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação Declaração de Direito Autoral Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. Fonte: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/view/37 43/2245 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Terminologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiguidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organização da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representação da informação | - |
| Título: dc.title | Registro e memória : duas faces da mesma moeda | - |
| Título: dc.title | Record and memory : two sides of the same issue | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: