
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gregório, Gregório De Sordi | - |
| Autor(es): dc.creator | Amparo, Deise Matos do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:32:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:32:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33568 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/1809-44142018001007 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/930588 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo analisa os impactos subjetivos advindos das novas formas de interação permitidas pelos avanços tecnológicos no campo virtual. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis participantes adultos que possuíam um personagem em jogos online com um complexo mundo virtual. A estratégia metodológica para análise das entrevistas seguiu a análise temática do seu conteúdo e interpretações psicanalíticas winicottianas. Pôde-se constatar que a atividade criativa inserida nesses jogos permite uma interação particular entre o sujeito e o personagem pertencente ao universo virtual, se estabelecendo como potência para a constituição de um espaço potencial e para a emergência de novos processos de subjetivação. | - |
| Descrição: dc.description | This article analyzes the subjective impacts from new forms of interaction allowed by technological advances in the field of virtuality. Semi-structured interviews were conducted with six adults participants who had a character in online games with a complex virtual world. The methodology for the analysis of the interviews followed the thematic analysis of its content and winicottian psychoanalytic interpretations. It was found that creative activity inserted in these games allows a particular interaction between the subject and the character belonging to the virtual world, establishing itself as potency to constitute a potential space and the emergence of new processes of subjectivity. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982018000100071&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 maio 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identificação (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente virtual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
| Título: dc.title | O brincar e o espaço potencial no ambiente virtual | - |
| Título: dc.title | Playing and potential space in the virtual environment | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: