Aplicações da análise do discurso na educação básica: o que fazer, como explicar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJesus, Sérgio Nunes de-
Autor(es): dc.creatorFerrarezi Junior, Celso-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T21:03:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T21:03:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1415-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/930208-
Descrição: dc.descriptionUma profunda inquietação nos motivou, na posição de organizadores do livro Aplicações da Análise do Discurso na Educação Básica — o que fazer, como explicar… e era como preencher a lacuna existente na relação entre a teoria discursiva e a Educação Básica, ambas muito importantes e relacionadas. De fato, no Brasil, a Análise do Discurso parece matéria unicamente universitária, muitas vezes só abordada na pós-graduação stricto sensu. Porém, sabemos que o instrumental da Análise do Discurso é útil — e, por que não dizer necessário — a qualquer pessoa. Por que não oferecer isso às crianças e adolescentes desde cedo? Por que deixá-las crescer tão ingenuamente em relação aos textos alheios? Teria isso um fundamente ideológico ou era um simples caso de ‘ninguém pensou nisso antes’? É triste constatar que a quase totalidade de nossos professores e alunos de Educação Básica ainda pensam ser o discurso aquela fala que políticos fazem nas tribunas das casas legislativas e os oradores, nas formaturas. Sim, até é isso, mas também é muito mais. E é esse ‘muito mais’ que deveria chegar aos nossos alunos no cotidiano escolar. De qualquer forma, fosse qual fosse o caso, resolvemos organizar a obra e procuramos destacar capítulos que enfatizassem essa abordagem Linguística mais ideológica na interface com a Educação Básica, de modo a apresentar possíveis percursos que facilitassem a compreensão da Análise do Discurso aos professores e pesquisadores da educação e, por conseguinte, que fizessem esse ferramental chegar aos alunos em sala.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPá de Palavra-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do Discurso-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica-
Título: dc.titleAplicações da análise do discurso na educação básica: o que fazer, como explicar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.