
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Érik Serafim da | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Edlene Medeiros | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Marlene Maria da Cruz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:03:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:03:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1053 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/930206 | - |
| Descrição: dc.description | Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública | - |
| Descrição: dc.description | Diante da necessidade de compreensão da sociedade a respeito da temática proposta e da emergente relevância de se construir uma gestão participativa que envolva toda comunidade escolar, torna-se necessário apresentar as vantagens da gestão democrática para as escolas brasileiras, bem como os principais desafios de implementação desse tipo de gestão. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as possibilidades e desafios do gestor em efetivar uma gestão democrática no âmbito escolar. A presente pesquisa de cunho bibliográfico foi desenvolvida a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações e teses. Os resultados apontaram as vantagens e benefícios de uma gestão democrática onde podemos destacar: mais participação dos alunos no contexto escolar, desenvolvimento do pensamento e postura crítica e política dos estudantes, diminuição da indisciplina escolar, prática do exercício da democracia, aumento do trabalho coletivo e participativo, aumento da produtividade e rendimento escolar, apontam ainda que, os desafios e dificuldades são frequentes, porém diante do objetivo estabelecido pela educação em busca da democracia, é fundamental que o gestor seja politizado, no sentido de ter bem claro seu papel de educador, pautado em conhecimentos acumulados ao longo de sua formação e experiência em diversas funções desenvolvidas antes mesmo de ser gestor. Para tanto, o gestor deve buscar apoio da comunidade escolar e priorizar a valorização de pensamentos e ideias coletivas que reflitam sobre as práticas pedagógicas e que visam melhorias na educação brasileira. | - |
| Descrição: dc.description | Faced with the need for society to understand the proposed theme and the emerging relevance of building participatory management that involves the entire school community, it is necessary to present the advantages of democratic management for Brazilian schools, as well as the main challenges of implementation this type of management. The present work has as general objective to analyze the possibilities and challenges of the manager in effecting a democratic management in the school scope. The present bibliographic research was developed from materials published in books, articles, dissertations and theses. The results showed the advantages and benefits of democratic management, where we can highlight: more student participation in the school context, development of students’ critical and political thinking and posture, reduction of school indiscipline, practice of exercising democracy, increased collective work and participation, increased productivity and school performance, also point out that challenges and difficulties are frequent, but in view of the objective established by education in pursuit of democracy, it is essential that the manager be politicized, in the sense of having his role as an educator very clear , based on knowledge accumulated throughout his training and experience in various functions developed even before becoming a manager. To this end, the manager must seek support from the school community and prioritize the appreciation of collective thoughts and ideas that reflect on pedagogical practices and that aim to improve Brazilian education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Revista ft | - |
| Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
| Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão Democrática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidade Escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Democratic management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School Community | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Título: dc.title | Gestão escolar democrática: desafios e possibilidades do gestor escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: