
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, Murilo Bastos da | - |
| Autor(es): dc.creator | Kafure Muñoz, Ivette | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:30:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:30:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-11-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-11-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-06-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004-06-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5864 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/930171 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2004. | - |
| Descrição: dc.description | Apesar do progresso recente no domínio da concepção de Interfaces Humano-Computador (IHC) para sistemas de informação em bibliotecas, existe discrepância entre a representação cognitiva que os usuários têm da tarefa e a representação computacional. Tendo em vista essa situação, este trabalho aborda o estado-da-arte no domínio da imagem do catálogo público de acesso em linha (OPAC); a análise da tarefa dos usuários na recuperação da informação dentro da biblioteca; e, apresenta recomendações direcionadas ao aumento da usabilidade, no contexto da concepção de interfaces humano-computador do OPAC. Os dados foram analisados antes, durante e depois da realização da tarefa, incluindo os objetivos, que descrevem o modelo mental dos usuários, a imagem da IHC, o grau de compatibilidade entre modelo e imagem, a demora no tempo de realização da tarefa, as dificuldades de usabilidade na realização da tarefa e a importância do modelo mental. Esta pesquisa foi desenvolvida com base no pressuposto de que havia uma discrepância entre o modelo mental e a imagem da IHC, os resultados confirmaram tanto as dificuldades no acesso e localização da informação, como no aprendizado e uso da imagem da IHC, levando a um aumento da carga de trabalho e insatisfação por parte dos usuários. São propostas recomendações para um modelo da imagem da IHC do OPAC centrado no usuário, adaptação da imagem da IHC ao modelo mental, avaliação comparativa e modelo da imagem, visando diminuir a discrepância existente entre modelo mental e a imagem. | - |
| Descrição: dc.description | In spite of the recent advances in the user interface of library catalogs, there is a lack of compatibility between the cognitive and functional representations of the users task. Therefore this work reviews the state-of-the art in terms of online public access catalog (OPAC) interface; examines the task of retrieving information from the library; and presents recommendations regarding the usability improvement in the OPAC interface design process. Three data analysis moments were verified: before, during and after the task accomplishment. The objectives were examined, describing the users' mental model, the human-computer interface image, the model and image compatibility, the task delay, the usability difficulties and the mental model importance. The research results proved the assumption that there is a discrepancy between the mental model and the interface image, which generates information access difficulties. Such assumption was confirmed. This work proposes user centered recommendations for the OPAC image model, image adjustment to the mental model, comparative evaluation and image model for increasing the OPAC image usability, conceiving the discrepancy as a gulf that must be bridged by the user and the system designer logic union | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recuperação da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Catálogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interface homem-máquina | - |
| Título: dc.title | Usabilidade da imagem na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: