Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Albano, Anna Luísa Portela de Deus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:30:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:30:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50449 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-2008-7687 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/930016 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo discute as representações de Brasília presentes nos poemas da segunda fase da obra do poeta cuiabano-brasiliense Nicolas Behr. O objetivo é apreender, nos poemas dedicados à Capital Federal, parte do imaginário social da cidade, temporalmente situado a partir dos anos de 1990. O estranhamento inicial gerado pelo contato com a cidade modernista dos anos setenta parece superado neste segundo momento da obra de Behr, sua poesia parece acomodar-se à cidade-utopia de Lucio Costa. Os poemas são relatos de sentimentos capazes de serem entrevistos, possibilitando a adição de mais uma camada na espessura da História de Brasília. Para o reconhecimento destas representações, as análises foram conduzidas por meio da partilha de repertórios interpretativos, em uma prática dialógica de interpretação, onde participam as vozes do autor e da leitora. | - |
Descrição: dc.description | This article analyzes the representations of Brasilia included in the poems from the second period of Nicolas Behr’s career. This work aims to capture some of the social imaginary of the Federal Capital from the poems dedicated to this city from the 1990s and on. In this second moment of Behr's work, the initial strangeness generated by his contact with the modernist city of the 1970s seems to be overcome, as his poetry suggests accommodating Lucio Costa's utopian city. The poems are narratives of feelings that can be glimpsed, adding other layers to the thickness of the History of Brasília. To achieve the acknowledgment of these rep-resentations, the analysis was conducted through the sharing of interpretative repertoires, in a dialogical practice of interpretation where the voices of the author and the reader participate | - |
Descrição: dc.description | En este artículo académico se discute las representaciones de Brasília presentes en los poemas de la segunda fase de la obra del poeta nacido en Cuiabá y radicado en Brasília, Nicolas Behr. El objetivo es aprehender, en los textos dedicados a la Capital de Brasil, parte del imaginario social de la ciudad, que surgió en los años 90. El desconcierto inicial generado por el contacto con la ciudad modernista de la década de 1970 parece estar superado en ese segundo momento de la obra de Behr, y su poesía parece acomodarse a la ciudad-utopía de Lucio Costa. Los poemas son relatos de sentimientos que se pueden asimilar, lo que permite añadir una capa más en la espesura de la Historia de Brasília. Para el reconocimiento de estas representaciones, los análisis fueron conducidos por el intermedio del intercambio de repertorio inter-pretativos, un una práctica dialógica de interpretación, donde par-ticipan la voces del autor y de la lectora. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ANPARQ – Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY ) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/316. Acesso em: 25 set. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasília (DF) - imaginário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia - Brasília (DF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behr, Nicolas, 1958- crítica e interpretação | - |
Título: dc.title | Entre a cidade de palavras e a cidade de concreto : poemas de Nicolas Behr | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: