Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Danglei de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Champloni, Hiolene de Jesus Moraes Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:29:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:29:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51897 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/929773 | - |
Descrição: dc.description | A presente tese busca investigar o livro Festa no Covil (2012) de autoria do mexicano Juan Pablo Villalobos, um romance que se adequa à realidade atual que, ao utilizar a voz e o pensamento do narrador infantil Tochtli, promove uma reflexão em torno de situações do México e da América Latina como um todo. Nesse sentido, a pesquisa abarca a análise de situações que permeiam a obra como as duas faces de uma mesma moeda: de um lado, a inocência e a pureza infantil da personagem e, de outro, a violência observada na dinâmica do cotidiano do narrador. O imaginário infantil exacerbado pela precocidade do narrador promove uma riqueza na linguagem deste que não se furta de adentrar o lúdico para criar os seus próprios jogos de sobrevivência no ambiente hostil no qual se desenvolve, ambiente esse criado pelo pai para a sua formação como futuro chefe de bando, em que a masculinidade é posta em relevo como um dos elementos fundamentais para esse fim. O México está representado na música, na culinária, no cinema que invoca a civilização dos astecas na nomenclatura das personagens, além das questões políticas e suas idiossincrasias. O aporte teórico alicerça-se em textos de Johan Wunenburger e Gilbert Durand, para tratar do imaginário; Philippe Malrieu e Philippe Ariès para tratar da violência, integrando-se à essa investigação a leitura da fortuna crítica do autor. A partir da análise do imaginário infantil, busca-se demonstrar que, em Festa no Covil (2012), a inocência e a violência são faces da mesma moeda, apesar da camuflagem arquitetada pela linguagem. | - |
Descrição: dc.description | Esta tesis busca investigar el libro Fiesta en la Madriguera (2012) del autor mexicano Juan Pablo Villalobos, novela que se adecua a la realidad actual y que, a través de la voz y el pensamiento del niño narrador Tochtli, promueve una reflexión sobre situaciones de México y América Latina en su conjunto. En este sentido, la investigación abarca el análisis de situaciones que permean la obra como dos caras de una misma moneda: por un lado, la inocencia y pureza infantil del personaje y, por otro, la violencia observada en la dinámica de la vida cotidiana del narrador. La imaginería infantil exacerbada por la precocidad del narrador propicia una riqueza en su lenguaje que no rehúye ahondar en lo lúdico para crear sus propios juegos de supervivencia en el entorno hostil en el que se desarrolla, un entorno creado por su padre para su entrenamiento como futuro líder pandillero, en el que se enfatiza la masculinidad como uno de los elementos fundamentales para tal fin. México está representado en la música, la gastronomía, el cine que invoca la civilización de los aztecas, los nombres de los personajes, así como los temas políticos y su idiosincrasia. El marco teórico se basa en textos de Johan Wunenburger y Gilbert Durand, para tratar el imaginario; Philippe Malrieu y Philippe Ariès para tratar la violencia, y la fortuna crítica del autor. Mediante el análisis del imaginario infantil, se pretende demostrar que en Fiesta en la Madriguera (2012), inocencia y violencia son caras de una misma moneda, a pesar del camuflaje que proporciona el lenguaje. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Literatura | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura mexicana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação - infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Villa-lobos, Juan-Pablo | - |
Título: dc.title | Imaginário infantil, violência e inocência no méxico ficcional de festa no covil, de Juan Pablo Villalobos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: