Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva Filho, Olavo Leopoldino da | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Marcello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:29:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:29:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41700 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0508 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-8078-3065 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-4945-3169 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/929613 | - |
Descrição: dc.description | The theme of indistinguishability in the context of Quantum Mechanics as opposed to a distinguishability in the context of Classical Mechanics has been treated for almost a century in terms of an essential difference between the way of counting in Quantum and Classical Mechanics. Such differences are based on the adoption of the principles of Heisenberg, Duality and Complementarity. In this work, we show that it is possible to avoid such considerations and derive the same results considering only the Correspondence Principle. This is done considering that, in the classic context, the quantum discrete energy levels become continuous or almost continuous. From these results, we indicate how to develop a discussion within the scope of teaching Quantum Mechanics that involves such principles and concepts and possible comparisons, working on ideas related to the interpretation of Quantum Mechanics with regard to this phenomenon, rarely developed in traditional courses. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Sociedade Brasileira de Física | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) - Licença Creative Commons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mecânica quântica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Indistinguishability and counting : teaching the role of different interpretations in quantum mechanics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: