
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dunaeva, Cristina Antonioevna | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Jaqueline Lima e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:28:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:28:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/47863 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/929571 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | - |
| Descrição: dc.description | A dissertação traz uma análise das trajetórias de vida que marcam o ensino da Educação de Jovens e Adultos do Campo no Centro Educacional Casa Grande, no Distrito Federal. Buscouse transpassar as dificuldades encontradas pelos estudantes, especialmente durante a pandemia de Covid-19, em uma proposta de construção estética e artística do teatro, partindo das escritas autobiográficas desses sujeitos. Foi preciso costurar as trajetórias de luta dos estudantes da EJA do Campo e ressignificar as dificuldades impostas pela falta de inclusão digital, quando a internet era o único meio de contato entre alunos e professores. Durante todo o itinerário criativo, colhemos as narrativas passadas, presentes e futuras e, diante dessas experiências, fomos capazes de materializá-las em um espetáculo teatral. Utilizamos gravação de vídeo, áudio, registros fotográficos, o que nos trouxe uma infinidade de fatos corriqueiros ou extraordinários sobre o dia a dia do campo. Entretanto, ainda mais importante do que perceber esses fatos, foi dar espaço para a troca e o diálogo, seja no mundo social, do trabalho, na família ou na escola. Cultivamos um espaço de estímulos para que pudéssemos partilhar tais experiências como sujeitos únicos e coletivos, cada um com suas dores e alegrias, mas na mesma vontade de reescrever nossas histórias, | - |
| Descrição: dc.description | This master’s thesis presents an analysis of the life trajectories that mark the teaching of Youth and Adult Education (EJA) in the countryside at the Casa Grande Educational Center, in Brazil’s Federal District. We sought to overcome the difficulties encountered by students, especially during the Covid-19 pandemic, in a proposal for an aesthetic and artistic construction of theater based on the autobiographical writings of these subjects. It was necessary to bring together the struggle trajectories of the rural students and reframe the difficulties imposed by the lack of digital inclusion, when the internet was the only means of contact between students and teachers. Throughout the creative itinerary, we collected past, present, and future narratives and, given these experiences, we were able to materialize them in a theatrical performance. We used video recording, audio, and photographic records, which brought us a multitude of ordinary or extraordinary facts about the day to day in the countryside. However, even more important than realizing these facts was to make room for exchange and dialogue, whether in the social world, at work, in the family or at school. We cultivated a space of encouragement so that we could share such experiences as unique and collective subjects, each with their pains and joys, but in the same desire to rewrite our stories. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 - Brasil | - |
| Título: dc.title | As escritas autobiográficas costurando vida e arte na educação de jovens e adultos do campo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: